quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Comunidade Escola concorre a prêmio nacional

Direitos Humanos

Comunidade Escola concorre a prêmio nacional

principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
O Comunidade Escola, programa da Prefeitura que oferece atividades gratuitas em 86 escolas nos fins de semana, é finalista do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). A premiação destaca escolas públicas e privadas que contribuem para a defesa dos direitos dos cidadãos. Os vencedores serão anunciados em 18 de novembro, em Brasília.
"O Comunidade Escola é o maior programa da Prefeitura em envolvimento de voluntários e mobilização social", diz o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. O programa tem 742 voluntários de todas as idades trabalhando nos fins de semana. "Ele tem influência direta nos indicadores positivos da educação de Curitiba, que pela terceira vez é a capital brasileira com melhor Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica".
Nesta segunda edição do PNEDH, serão R$ 100 mil em prêmios para os concorrentes divididos em quatro categorias. O Comunidade Escola concorrerá na categoria As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos.
A premiação é promovida pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
O prêmio é bianual e foi criado em 2008 em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na primeira edição, mais de 350 trabalhos foram inscritos.
Comunidade Escola - De 2005, quando foi criado, até junho deste ano, o Comunidade Escola ofereceu 44 mil atividades e fez cerca de sete milhões de atendimentos.
As atividades são dividas em cinco eixos e oferecidas aos sábados e domingos em 86 escolas municipais. Em Cultura estão ações de incentivo à leitura e manifestações artísticas. Em Educação e Cidadania, cursos de informática, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), idiomas.
No eixo Esporte e Lazer, modalidades esportivas, campeonatos e bailes da 3ª idade. Em Geração de Renda, cursos de artesanato, gastronomia e prestação de serviços. No eixo Saúde, campanhas contra a dengue e de vacinação e promoção da saúde.
O programa tem resultados eficazes onde é realizado. Uma pesquisa de 2007 da Universidade Federal do Paraná identificou que 63% dos freqüentadores perceberam diminuição na violência e no uso de drogas onde as atividades são oferecidas. Além disso, 20% perceberam diminuição na degradação dos espaços públicos e 17%, no índice de estresse e depressão dos moradores.
O Comunidade Escola envolve 742 voluntários. "Além deles, o programa envolve servidores, famílias, professores e a iniciativa privada", disse Luciano Ducci.
SERVIÇO:
Entrega do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2010
Data:
18 de novembro
Horário: 19h
Local: auditório Dom João VI da Imprensa Nacional, SIG Quadra 6 Lote 800, Brasília - DF
CATEGORIAS E CIDADES QUE CONCORREM AO PRÊMIO
Categoria 1: As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos“Por uma Educação Libertadora e Igualitária para Todos” - Embu/SP
“Programa Comunidade Escola: o Espaço da Gente” - Curitiba/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário